domingo, 30 de novembro de 2014

Dica de Leitura | Os Sete Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes.



Concluindo 444 páginas de muito aprendizado com Stephen R. Covey. Um livro que nos faz refletir sobre nossa missão pessoal e externalizarmos nossos princípios maia significativos em todas as áreas de nosa vida.

O Hábito 01 - Seja Proativo - fala sobre a proatividade, mas não apenas aquela proferida repetidas vezes no ambiente corporativo, mas convida a você olhar para dentro de si e ter liberdade de escolha para os fatos que tornaram paradigma em nossas vidas usando nosso circuli de influência para todas as situações cotidianas.

O Hábito 02 - Comece com um objetivo em mente - traz uma reflexão dramática e igualmente importante. Se você morresse hoje, o que seus amigos; familiares; colegas de trabalho; esposo(a)/namorado (a); filhos diriam sobre você em suas mensagens póstumas? Por isso reflete-se aqui sobre a necessidade de uma missão pessoal e escrevê-la e segui-la.

O Hábito 03 - Primeiro o mais importante - Nos leva a pensar sobre o que realmente importa e como gerenciar o tempo diferenciando o que é importante e urgente e como podemo planejar melhor o dia a dia, as semanas e os meses.

O Hábito 04 - Pense Ganha/Ganha - aqui o autor definir quatro tipos de relações possíveis para indivíduos que pensam:
- perde/perde: em resumo são aquelas relações cujo o desdobrar de um conflito de interesse amboa perderão.
- perde/ganha: Nesse caso, as pessoas que sempre se auto deploram com frases "eu não contigo", "eu sou um fracasso".
- ganha/perde: Sujeito bem brasileiro sob a lei de GERSON "levar vantagem em tudo". Mas os desdobramentos daqui provocam insegurança nas relações com muita falta de confiança entre as partes.
- ganha/ganha: O melhor meio de se reolver um conflito ondes todos os envolvidos de alguma forma ganham verdadeiramente.

O Hábito 05 - Procure primeiro compreender, depois ser compreendido - Nesse capítulo a palavra de ordem é a EMPATIA e não apenas em se colocar no lugar do outro, mas de ver a partir do outro. A ouvir a partir do outro, denominando a 'escuta empática'. Um exercício muito lega de fazer.

O Hábito 06 - Crie sinergia - A sinergia é definida como um "todo é maior do que a soma de todas as partes. Significa que a relação estabelecida entre as partes é, em si e por si, também uma parte." Relata a importância de valorizarmos as diferenças e como cooperação pode gerar muitos bons frutos.

O Hábito 07 - Afine o instrumento - um fechamento que nos incentiva a viver de forma equilibrada nos quatro âmbitos de nossa vida, são:
- Física: Exercícios; Nutrição; Cuidados com estresse;
- Social/Emocional: Ajuda ao próximo; Empatia; Sinergia; Segurança interna;
- Espiritual: Clareza de Valores; Envolvimento; Estudo e Meditação;
- Mental: Leirura; Visualização; Planejamento; Escrita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário