segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Eleições 2010 | Brasil assina sua declaração de que aqui tudo é uma palhaçada

Matéria BBC NEWS destaca.
"No joke as Brazil clown tops votes for Congress", numa tradução livre quer dizer "Não é piada, palhaço no Brasil é o mais votado para o Congresso".

É incrível como o brasileiro reclama por demais do Congresso Nacional. Basta falar de Brasília e enormes listas de reclações sai da boca dos cidadãos por aqui. Mas igualmente a altura das reclamações está o fato do brasileiro não saber votar, ou pelo menos não fazer a coisa da forma mais certa. Pelo menos é o que fica provado ao se eleger o humorista Tiririca com mais de 1,3 milhões de votos. O problema não está na profissão de Francisco Oliveira Silva (o Tiririca), mas nas propostas, ou melhor, a falta delas, que o povo simplesmente ignora. Sobre o mote de "Votem em Tiririca, pior do que tá não fica", o povo elegeu e fez dele o 2º candidato a Deputado Federal mais bem votado da história desse país e de igual forma, o povo brasileiro assina a próprio punho uma declaração para o mundo de que as coisas por aqui tudo é uma piada, ou seja, não somos sérios.

Alguns estudiosos explicam (pelo menos tentam) o fenenômeno, dizendo que tal fato se dá pela descrença política do povo no Congresso Nacional e que, segundo estes, a eleição do Tiririca é simplismente a confirmação disso. Em parte, essa explicação é razoável, do ponto de vista que o Congresso não tem demonstrado realmente credibilidade, pelos os inúmeros escândalos envolvendo os membros da alta cúpula do Governo. Embora, em assim sendo, é totalmente infausto que seja eleito alguém que queira agir assim, pois com certeza ficará muito difícil uma renovação nesse país.

O momento da votação deveria ser o momento em que o povo repensa o atual momento do país e vai para urna com seu conceitos e posicionamentos para tentar mudar o estado atual das coisas e promover por meio do voto as mudanças que o Brasil precisa.

Pelo visto isso vai demorar a acontecer por aqui. Por isso que não paro de repetir essa frase que eu gosto muito: é esse o nosso Brasil "nossa pátria amada, idolatrada, salve salve-se quem puder".

Nenhum comentário:

Postar um comentário