domingo, 26 de fevereiro de 2012

Red Bull e o seu novo Filme Jesus.


Parece que a Red Bull é o tipo de marca que não aprende com os seus erros. Em 2007, quando um desabamento atingiu as obras de expansão do Metrô de São Paulo, junto à estação Pinheiros em que se abriu uma cratera de 30 metros de profundidade e 80 metros de diâmetro, onde caminhões e carros caíram no buraco e até uma van que infelizmente tinha passageiros. Foi necessário um árduo trabalho de resgate de vítimas, alguns heróis bombeiros passaram até 48h sem querer dormir na expectativa de encontrar pessoas ainda com vida. Daí, algum gênio da Publicidade da Red Bull, resolveu uma "brilhante" ideia: fornecer bebida energética para os bravos heróis que trabalhavam incessantemente no resgate de vidas! Pois então, seria fantástico se não fosse essa imagens:

Meninas bonitas, devidamente fardadas de Red Bull, com cooler gigantes da marca nas costas, na tentativa clara de promover a marca e não ajudar as pessoas que estavam trabalhando por uma grande causa. A ação promocional foi amplamente repudiada nos mais diversos jornais como Folha; Brainstorm9; Isto É Dinheiro e Exame.

Dessa vez a ideia genial foi lançar um filme cujo o protagonista é nada menos que Jesus!

Sem querer puxar a bola para a questão da religiosidade ou para qualquer credo, mas vejamos: o Brasil é essencialmente um país cristão, em uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas em que divulgou o novo mapa das religiões no Brasil e que apontou que o número de brasileiros que se declaram católicos são de 68,4% e os evangélicos somam outros 20,2%, ou seja, caro leitor, quase 90% dos brasileiros são cristãos. Isso mostra o desrespeito da marca em pegar o símbolo máximo de uma religião como é o caso de Jesus, maioria em um país, em fazer uma sátira infeliz um "brincadeira", se utilizando de uma história bíblica de quando ele andou por sobre as águas.

O filme mostra Pedro, João e Jesus em um pequeno barco, sendo que Jesus usa um linguajar meio descolado, saindo do barco e caminhando sobre as águas como na história bíblica, - Pedro pergunta: "Jesus, como você faz isso?", - João diz que é por causa que Jesus tomou Red Bull, mas Jesus diz que não, então Pedro retruca: "Seria então um milagre?" e Jesus responde: "Anm?! Milagre nada! É só você se ligar nas pedras que tem dentro da água".

Penso que isso seja um total desrespeito da marca à religião e também às crenças de um povo, inclusive a maioria, de uma nação.

Confira aqui o filme:


Nenhum comentário:

Postar um comentário