quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Prefeitos de todo Brasil protestam contra novo piso salarial dos professores

Prefeitos de todo Brasil mais 16 representantes de governos estaduais protestam contra novo piso salarial dos professores

Na edição do Jornal Nacional que foi ao ar nesta terça-feira, 28/02/2012, uma matéria chama bastante a atenção, pois prefeitos de todo Brasil juntamente com 16 representantes de governo estaduais, foram à Brasília protestar contra novo piso salarial dos professores. O objetivo da reunião era pressionar o Governo Federal para que mude o cálculo do piso salarial dos professores, o projeto sugerido é que o reajuste seja cálculado pelo índice do INPC, o mesmo que mede a inflação, diferentemente do reajuste em vigor, que para esse ano será de 22,22%. Segundo a Confederação dos Municípios isso representa um impacto para as prefeituras de R$ 7 bilhões.

Muito provavelmente o motivo desse protesto junto ao Governo Federal é que faltará a conhecida "verba da merenda"! Mas não é aquela destinada aos estudantes, onde muitos alunos vão para aula e essa é a única refeição do dia, e sim é aquela que vai direto para o bolso dos prefeitos e seus agregados. Não são poucas as reportagens sobre fraudes das mais diversas na merenda escolar, algumas pra lá de indgnantes.

A verba destinada à educação é na verdade muito mal administrada, não apenas pela corrupção, que ao meu ver leva maior fatia dos nossos bolsos, mas ainda tem a questão da prioridade, não vejo em nenhum governo, municipal ou estadual, que implante melhorias significativas na educação, que faça jus ao gasto devido da educação, em muitos casos, parte da verba que sobra depois de descontada a corrupção, é usada para outros fins, que muitas vezes leva-se em conta o que vai dar mais votos e isso sim é um prioridade para os governadores nesse Brasil, salve, salve-se quem puder!

Dúvido muito que alguém vá protestar contra o aumento salarial dos deputados, onde eles mesmo votam e decidem o quanto devem ganhar. Já pensou? Você está aí, no seu emprego, junta-se aos demais e declaram: "vamos decidir quanto merecemos ganhar?" Então votam e dizem que seu prórpio aumento é de 200%. Todos concordam? E todos em uníssono: "Sim, um salário mais do que justo para todos nós". Então vira lei e aí você poderá ganhar tudo isso, e mais, ninguém protesta e ninguém reclama. Enquanto isso, nas escolas públicas, centenas de professores acabam pagando para trabalhar, pois têm de usar dinheiro do próprio bolso para ministrar suas aulas, providenciar recursos para poder dar aula, em algumas cidades do interior nem sala de aula tem.

Então, vários prefeitos e governadores (por meio de seus representantes), resolvem PROTESTAR, já não sei mais então o significado da palavra, mas certamente ela não anda junto com a palavra JUSTIÇA, muito menos com a palavra DIGNIDADE e o que prevalece no fim das contas mesmo é a IMPUNIDADE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário