sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

"Paz, carnaval, futebol, não mata, não engorda e não faz mal."

"Paz, carnaval, futebol,
não mata, não engorda e não faz mal.
Carnaval,fultebol, se joga para cima e vira sol."

     (Insolação do Coração - Claudia Leitte)

Foto meramente ilustrativa
O presente texto não pretende fazer qualquer agressão à cantora, não sendo este uma crítica a mesma.

O trecho da música conhecida na voz da cantora baiana Claudia Leitte tende ser percebido realmente como verdade, se não fosse pela forma como as pessoas tratam a data nos dias atuais. A impressão que tenho é que  o carnaval é o último período antes do anúncio do "fim do mundo", o próprio "pré-juízo final", onde se acabará tudo plenamente na quarta-feira de cinzas, e que tudo vale a pena fazer e que deve-se levar a vida como se realmente assim fosse, ou seja, a descontinuidade da vida, leva a crer que não haverá mais outros 310 dias (média de dias) após o carnaval até o fim do ano e outros anos subsequentes. As pessoas levam ao "pé da letra" o ditado que diz: "Viva cada dia como se fosse o último", no caso do carnaval, os últimos dias, no sentido mais amplo da frase.

Penso que é válido se divertir, conhecer novas pessoas, acompanhar o trio elétrico, "sapucar" na Sapucaí, ou simplesmente brincar/pular o canaval, mas considero no mínimo imprudente ver que as pessoas agem totalmente pela emoção, dessa, às vezes, gerada pela utilização do ácool ou outras drogas e tratar tudo com muita irresponsabilidade, pensando realmente em descontinuamente, daí, após o "plantão carnavalesco" percebemos que "carnaval[...], não mata, não engorda e não faz mal" é balela, é só acompanhar na sua cidade as notícias após o feriadão, a quantidade de mortes e acidentes, a quantidade de filhos sem pai, as doenças graves adquiridas, fica fácil perceber que carnaval pode matar e fazer muito mal sim.

Não quero também que o carnaval acabe, adoro esse feriadão! É muito bom para aproveitar sim! Curtir, ir à uma praia inclusive. Sabe é possível! Mas não tratar como o "Fim do Mundo" em quatro dias, o que espero das pessoas é no mínimo responsabilidade, que elas compreendam que é sim uma oportunidade para uma grande festa, mas que vida continua depois dessa festa e deixo uma frase de Pablo Neruda:

"Você é livre para fazer suas escolhas, mas é prisioneiro das consequências."

Feliz carnaval!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário