quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Facebook X Second Life X Vida Real

Tenho observado alguns comportamento das pessoas no ambiente virtual, principalmente com o advento do Facebook, uma rede social que tem conquistado diversos adeptos a cada dia e chegou no Brasil com força total, colocando de lado redes como Orkut que já foi uma febre. Sem querer aqui discutir números ou qual a melhor rede social, pois o intuito aqui é denunciar de forma a trazer para a discussão o trato e a forma como as pessoas utilizam atualmente as redes sociais, que mais parecem fazer dela uma Second Life, não estou falando do joguinho virtual que virou mania no início da década, com uma audiência autíssima nos entre 2004 e 2005, conforme abaixo:
O Second Life (também abreviado por SL) é um ambiente virtual e tridimensional que simula em alguns aspectos a vida real e social do ser humano. Foi criado em 1999 e desenvolvido em 2003 e é mantido pela empresa Linden Lab.[2] Dependendo do tipo de uso, pode ser encarado como um jogo, um mero simulador, um comércio virtual ou uma rede social. O nome "second life" significa em inglês "segunda vida", que pode ser interpretado como uma "vida paralela", uma segunda vida além da vida "principal", "real". Dentro do próprio jogo, o jargão utilizado para se referir à "primeira vida", ou seja, à vida real do usuário, é "RL" ou "Real Life" que se traduz literalmente por "vida real" (Fonte Wikipédia).

O termo Second Life que quero utilizar é no sentido literal da tradução, que é Segunda Vida. Sim, pois algumas pessoas parecem querer produzir uma segunda vida ON, mas no sentido inverso do que elas realmente vivem, não poucas postagens não se referem a realidade das pessoas quanto aos seus reais sentimentos, elas simplesmente 'vendem' uma imagem longe de ser real.

Quando escrevem "Saindo para a felicidade", estão na verdade em casa chorando, sofrendo por amor. Algumas pessoas postam figuras ou escrevem em letras garrafais "ESTOU FELIZ", mas na verdade estão com um vazio tremendo dentro de si, sem ter um sentido real pra vida, aliás, o único sentido é realmente posts do Second Life criando uma realidade virtual já que a real vai de mal a pior.

Talvez isso seja uma tentativa de fugir da atual péssima condição, seja psicológica, relacional, social ou econômica. Um fenômeno que visa a transferir ou transformar, mesmo que virtualmente, sua vida.

Penso que as pessoas são livres para postarem o que quiserem em suas redes sociais, mas não acredito que criar uma Second Life vai resolver algum de seus problemas. A ilusão do mundo virtual talvez traga apenas algum alívio para poucas dores, mas de fato, encarar o mundo OFF e real pode lhes trazer maior satisfação e prazer!



Nenhum comentário:

Postar um comentário