terça-feira, 21 de agosto de 2012

Não posso respirar, não posso mais nadar - A terra está morrendo, não dá mais pra plantar - Se planta não nasce se nasce não dá...

Tem gente que fala que nordestino é matuto; é ignorante, por não saber das coisas e vários outros adjetivos nada agradáveis, sejam estes ditos por preconceito ou por ignorância de quem fala. Se relembremos do caso da moçinha que queria que todos os nordestinos morressem afogados e que já comentei aqui no blog falando sobre essa ideia de afogar os nordestinos.

Mas vejamos só: hoje tanto no mundo corporativo, quanto no terceiro setor, quanto nos mais variados setores da sociedade há, em uníssono, um luta em prol da Sustentabilidade, buscando um planeta melhor para os nossos decendentes e futuras outras gerações. Incentivos que objetivam com que as pessoas repenssem o consumo de maneira que o Planeta possa sobreviver por muitas outras gerações.

Apesar de ser um assunto da "moda" várias pessoas já falavam desse problema mundial e um deles é um 'matuto' de safona na mão, que soltou a voz e já chamava a atenção de todos para essa questão desde de 1989, com a canção Xote Ecológico.

Xote Ecológico
(Aguinaldo Batista / Luiz Gonzaga; 1989)

Não posso respirar, não posso mais nadar
A terra está morrendo, não dá mais pra plantar
Se planta não nasce se nasce não dá
Até pinga da boa é difícil de encontrar
Cadê a flor que estava aqui?
Poluição comeu.
E o peixe que é do mar?
Poluição comeu
E o verde onde que está ?
Poluição comeu
Nem o Chico Mendes sobreviveu

Me impressiona que alguém que não é um guru famoso da Administração; ou um grande PHD economista de Harvard; ou grande inovador do Vale do Silício; reclamava dessas questões ambientais por meio da arte; da poesia em forma de música. Um nordestino nato, um 'matuto' da região Nordeste que já relatava essas esse problema.

Confira a música, um clássico do rei do Baião:

Nenhum comentário:

Postar um comentário