sábado, 19 de outubro de 2013

Quase 2 anos de Triathlon


No dia 04 de dezembro completará dois anos que iniciei à pequenos passos nesse esporte sensacional e apaixonante chamado Triathlon. 

Iniciei exatamente na 1ª etapa Fortaleza do Circuito Nacional Sesc Triathlon, com o tempo aproximado de 2hs. Foi emocionante ao mesmo tempo em que o meu desafio grande desafio era vencer a mim mesmo. Lembro-me ainda hoje as lágrimas que caíam por ter conseguindo vencer o meu primeiro Triathlon, mesmo pesando cerca de 122kg e sem treinar especificamente para o evento.

Gostei de ter participado e daí não parei mais, foram vários campeonatos cearenses de sprint/short Triathlon, mas em Nov/12, na 2ª etapa do Sesc Triathlon, ainda pesado, com cerca de 117kg, fiz uma ótima natação e uma boa pedalada, mas na corrida vi um terceiro lugar escapar os dedos justamente na corrida, visto que o peso era um fator determinante e me desacelerava e vi o terceiro ligar passar por mim e concluir com 1:41:00 e eu terminei com 1:43:00.

Isso me causou profundo desânimo, me perguntava: pq treino tanto e os resultados na chegam? A resposta estava na balança... Treinar muito e comer muito 'zera' a conta! Ou seja, se vc come o mesmo tanto que treina não há ganhos, principalmente de se vc se alimenta mal.

Passei a refletir e estudar estratégias para um resultado efetivamente melhor, foi então que resolvi mesmo ir a uma nutricionista, mas não qualquer uma, tinha que ser alguém dos ramo esportivo. O professor da academia também topou o desafio de fazer um treino com mais volume e no dia 16/jan deste ano, iniciei um programa intenso de dieta e treinos, pensando dentre várias coisas, no Circuito Nacional Sesc Triathlon e para isso:
- Aumentei o volume de pedaladas na semana, sai de 52km para 80km semanais;
- Passei a intensificar os treinos de natação;
- Coloquei 2 treinos de corrida na semana em vez de apenas 1;
- Participei, graças aos vários amigos, de duas etapas interestaduais do Sesc Triathlon (Belém e Bahia). Fiz dois Triathlons Olímpicos; também 4 apronta esse ano, além de 2 Aquathlons e algumas corridas de 10km em vez de 5km;

Com isso, quem me acompanha nas redes sociais viram o tempo cair aos poucos:
- 1:43:00
- 1:35:00
- 1:33:00
- 1:27:00

Hoje, 19/Out/2013, em menos de 2 anos de Triathlon, hoje com 92,5kg, finalizei uma prova da minha 3ª participação no 3º Sesc Triathlon Fortaleza com a 3ª Colocação na minha categoria (comerciário de 30 a 39 anos). Subindo no pódio sendo reconhecido pelo apresentador (Luís Costa) e com o tempo de 1:21:57 a menos de 1min atrás do 2º lugar.

Sei que ainda há um longo a seguir e estou muito longe do ideal, mas hoje com certeza estou melhor do que ontem e nessa progressão buscando superar meus próprios limites, dividindo os treinos, o esporte (natação, musculação, ciclismo, corrida), o trabalho, os estudos e isso tudo definitivamente não é uma tarefa fácil, diferente de quem só se dedica ao esporte e é exatamente isso que me motiva: O desafio! Caminhos de superação!

Porque quando eu só comia e dormia isso era muito fácil, comer o que queria, tomar 1L de Coca-Cola por dia, mas eu não estava na satisfeito comigo e essas "facilidades".

Hoje não estou saciado com os resultados na busca da excelência dos meus afazeres, buscando ser cada vez melhor em tudo que faço graças a disciplina vinda do esporte.

Aos meus amigos, familiares, patrocinadores, treinadores e aos meus pais, todos aqueles que torcem por mim, compartilho desse troféu com cada um de vcs! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário