quinta-feira, 26 de abril de 2012

Você sabe com quem está falando???

Essa pergunta nos alerta que a situação que a gerou vai gerar algum constragimento. Há realmente pessoas que se 'agigantam' para cima de outras com a ilusão de que algo pode fazê-la realmente maior. Isso se dá por posição social, ou por condições financeiras, ou por cargos públicos de alta hierárquia, enfim são inúmeros os casos que podem fazer um indivíduo se achar maior que outro.

Essa frase é tão forte que lembro de um amigo que contou que certa vez em uma dessas micaretas de rua, estava se divertindo em um bloco, quando um segurança lhe chamou a atenção por causa que estava sem blusa, sem pestanejar soltou rapidamente: "Ou amigão! Você sabe com quem você está falando?"... Imediatamente o segurança soltou o seu braço, pediu desculpas e deixou que ele seguisse normalmente pelo bloco sem camisa. Isso parece comum, salvo que esse meu amigo é filho de um comerciante comum e sua mãe uma dona de casa e se fez valer da frase para se "dar bem" diante da situação, talvez se o segurança tivesse indagado: "Você é quem mesmo?", o decorrer da história seria realemnte outro.

No livro 'Qual é a tua obra?', escrito pelo filósofo brasileiro, Mario Sergio Cortella, tem um trecho que chama atenção em que o autor discute tal situação, visto que já havia se deparado com pessoas que usaram de tal frase para debater com ele sob o peso da frase e então ele descreve:
“Hoje, em física quântica, não se fala mais em universo, mas em multiverso. A suposição de que exista um único universo não tem mais lugar na Física. A ciência fala em multiverso e que estamos em um dos universos possíveis. Supõe-se que este universo possível em que estamos apareceu há 15 bilhões de anos…, resultante de uma grande explosão…, que gerou uma aceleração inacreditável de matéria e liberação de energia. Essa matéria se agregou formando o que nós, humanos, chamamos de estrelas e elas se juntaram, formando o que chamamos de galáxias. A ciência calcula que existam em nosso universo aproximadamente 200 bilhões de galáxias. Uma delas é a nossa, a Via Láctea… Aliás, nem é uma galáxia tão grande; calcula-se que ela tenha cerca de 100 bilhões de estrelas… Nessa nossa galáxia, repleta de estrelas, uma delas é o que agora chamam de estrela-anã, o Sol. Em volta dessa estrelinha giram algumas massas planetárias sem luz própria, nove ao todo, talvez oito (pela polêmica classificação em debate). A terceira delas, a partir do Sol, é a Terra…, um lugarzinho que tem uma coisa chamada vida. A ciência calcula que em nosso planeta haja mais de trinta milhões de espécies de vida, mas até agora só classificou por volta de três milhões. Uma delas é a nossa: homo sapiens… Essa espécie tem, até 2007, aproximadamente 6,4 bilhões de indivíduos. Um deles é você.

Então… Você é um entre os mais de 7 bilhões de indivíduos, pertencente a um única espécie, entre outras três milhões de espécies classificadas, que vive num planetinha, que gira em torno de uma estrelinha, que é uma entre 100 bilhões de estrelas que compõem uma galáxia, que é uma entre outras 200 bilhões de galáxias num dos universos possíveis…


É por isso que todas as vezes na vida que alguém me pergunta: ‘Você sabe com quem está falando?’, eu respondo: ‘Você tem tempo?’"
Essa resposta me parece relativamente boa para dar a alguém quando achar que a frase terá algum peso levando-se em consideração seu status, em resumo significa dizer que se analisarmos friamente, o que o Ser Humano pensa ser diante do universo, podemos concluir que ele não passa de uma gota no oceano e não que este não será lembrado pelo cargo ocupava, pelo dinheiro que tinha ou pelo seu nível social. O que vai importar no fim das contas é o legado deixado. Se essa herança deixada foi de bondade para com o próximo, caridade e amor.

Daí o que menos vai importar é com quem se estava falando, substituindo-se por "Eu tive o prazer de falar com..." ou "Eu tive a honra de fazer parte da época de...". Espero que tenhamos pessoas que se importem menos com o seu umbigo, imaginando que fazemos parte de uma mesma classificação de uma mesma espécie com anseios e expectativas diferentes. Que dependem de uma série de fatores e que o respeito deve ser mútuo, para se adquirir e conquistar e não para usurpar por meio da força ou da frase "Você sabe com quem está falando?"

Nenhum comentário:

Postar um comentário