quarta-feira, 14 de abril de 2010

Problemas | É bom se acostumar com eles.

Assim que nós agimos diante de alguns problemas

Certa vez vi um pequeno texto que dizia mais ou menos o seguinte: “Se eu achasse a fórmula mágica para resolução dos problemas, não o divulgaria, não o revelaria a ninguém. Os problemas existem para ajudar as pessoas a amadurecerem e é muito bom que você vá se acostumando com eles, pois ainda vai ter muitos em sua vida”.

À primeira vista achei o texto muito rude, pessimista e nem um pouco altruísta, pensei que autor estava louco ou coisa parecida. Já pensou se nós tivéssemos a solução para todos os nossos problemas e poder compartilhar isso com todos? Bom seria, não é mesmo?
Porém, passei a refletir um pouco mais sobre o que o autor estava querendo dizer e a verdade é que percebi que realmente não há uma solução definitiva para todos os problemas de nossas vidas (sei que isso não é novidade para você também), o que o escritor quer nos alertar é como lidar com os problemas que a vida nos impõe.

É verdade que os problemas nos dão maturidade e experiência para lidar com as mais difíceis circunstâncias da vida. Eles estão presentes, não escolhem raça ou cor, não se importam com status social, ou com quanto dinheiro você tem. Os problemas acompanham a todos. Ah! não se preocupe, não precisa solicitar para o problema chegar até você, ele irá por conta própria e no momento que menos esperamos. Sempre somos surpreendidos por uma situação adversa, algo que parece não haver uma saída. Você já parou para pensar quantos problemas aparecem? E o mais incrível é que, às vezes, quando pensamos em estar saindo de um, vem mais dois ou três... Quem nunca passou por isso?

Dessa forma, eu não vou trazer aqui para você uma fórmula mágica, porque não tenho isso nem para os meus problemas, mas posso dar umas dicas de como podemos encarar cada um e buscar soluções que nos façam crescer ainda mais:

1. Sua atitude é tudo: Sua atitude diante dos problemas é um fator determinante de como você vai passar por cada um. Você pode escolher ficar triste e se deixar levar ou pode encarar de frente e buscar soluções para resolvê-los. Tinha uma amiga aqui no Call Center que sempre que eu dizia “temos um problema!” ela me retrucava: “Não. Temos um desafio”. E isso sempre me colocava para refletir em focar a solução e não o problema.

2. Não há problema sem solução: Busque apoio, fale com sua família, compartilhe com pessoas da sua confiança, principalmente com os mais velhos e com certeza você verá que existe mais saídas do que você pensa.

3. Ajude os outros nos problemas deles: Você pode também ajudar mesmo cheio de problemas. Olhe para o lado, e perceba que sempre vai haver alguém com um problema em que você pode ajudar a resolver. E quem sabe um dia esse alguém vai ajudar outro, que pode até mesmo ser você.

Lembre-se: “Os problemas existem para ajudar as pessoas amadurecerem e é muito bom que você vá se acostumando com eles, pois você ainda vai ter muitos em sua vida”. Aprenda a conviver e lidar com seus problemas, sei que não é uma tarefa fácil, mas você pode encarar isso como desafio a ser superado.
Rafael Queiroz

Um comentário: