sexta-feira, 16 de abril de 2010

Gordinho não têm vez nas empresas?

Detesto ter que escrever a respeito de preconceito, mas não posso deixar de falar a respeito de um artigo recente que li no site Administradores.com sob o título Gordinhos não têm vez nas empresas? Já vou respondendo. Não. E isso não é novidade para ninguém. Por isso é extremamente equivocado dizer que somos um país sem preconceito. Ele existe em vários fatores.

Trabalhei em uma empresa com mais de 5.000 funcionários, e só para esquentar ainda mais a discurssão - a empresa era Administradora de Planos de Saúde com diversos hospitais no Brasil, ou seja, uma empresa cujo o negócio principal é SAúDE. Por determinação dos donos, o RH não deve contratar ninguém que seja Gordinho, mesmo que não tenha doença alguma. Uma das irmãs sócias e proprietárias é a Médica do trabalho. Responsável por todos os Exames Admissionais do grupo o que dá maior força ao preconceito da empresa.

Óbvio que isso não é propagado para ninguém e eu por uma questão ética não vou citar tal empresa. E como ele reprovam os candidatos sem denegrir sua imagem? Simples! Eles entregam um atestado de Saúde Ocupacional contendo a afirmação de 'APTO' para a função, então um funcionário liga para o RH e informa que "FULANO DE TAL" foi reprovado por está acima do peso e o RH deve se virar para dá uma desculpa furada.

E isso tudo é só uma estratégia de uma empresa que eu conheço. Deve haver outras centenas por aí que fazem coisa igual ou pior com apresentado recentemente no programa Fantástico da Rede Globo.

O pior é que nesse preconceito descabido e sem nenhuma comprovação que corrabore com tal é o não conhecimento técnico e as competências de um funcionário como esse que sequer pode mostrar suas qualidades enquanto profiissional e daí perde os dois lados. De um, o funcionário que necessita se empregar e por conta de um julgamento precipitado perde oportunidades que vão mexer com toda sua estrutura de vida. Do outro, temos a empresa que perde a oportunidade de ter um profissional que se adequa justamente a suas necessidades e com potencial para desenvolver e trazer soluções para sua empresa.

Dizer que o Brasil é um país livre de preconceito é uma inverdade sem precedentes. A diferença é que nesta pátria amada Salve, Salve-se quem puder - é que aqui, com o Jeitinho Brasileiro, as coisas ficam camufladas, por baixo dos panos dos poderos, àqueles cuja o caráter e ganância sobressai como item fundamental do que qualquer outra coisa. Somos sim seres humanos cheios de preconceito e não nos importamos com os outros. Seja com Gordinhos, seja com Negros, seja com Feios e enfim, a prova está no texto que você pode acompanhar no link acima.

A pergunta que deixo para você, caro leitor, é quando isso vai terminar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário