segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

"Ficar famoso na internet é igual a ficar rico no banco imobiliário" | Será???

Essa semana em uma discussão sobre as redes sociais, em especial sobre o Foursquare, que é um serviço de geolocalização onde basicamente ele permite que você indique aonde está através de um aplicativo no seu celular com gps. Você abre o aplicativo e aparece uma lista de lugares, ou mesmo você pode adicionar aquele lugar e compartilhar com seus amigos. Daí, durante idas e vindas sobre o que colocar na internet, o que postar no Facebook, qual a relevância ou a importância que se tem realmente as redes sociais como todo.


Óbvio, como tudo na vida, tem seus adeptos, com há também os aversos, e quando o assunto são as redes sociais ou outras tecnologias isso nao seria diferente, como por exemplo, meu pai até hoje não usa celular de jeito nenhum. O que me intrigou mesmo foi quando uma amiga soltou a frase "ficar famoso na internet é igual a ficar rico no banco imobiliário". Essa frase já foi diversas vezes compartilhada nas redes sociais por muita gente concordar com ela, todavia isso não quer dizer que ela seja realmente verdadeira. Não se analisarmos do ponto de vista financeiro.

As mídias sociais viraram mais do que moda de artistas, transforam-se em meio de comunicação empresarial, mudaram o relacionamento entre empresas e clientes, modificaram a velocidade com que a informação é divulgada em todo o mundo e virou um negócio.

Algumas pessoas aproveitaram essa 'onda' e resolveram dedicar tempo e talento e se transformaram em personagens famosos da internet que lhes rende além de divulgação de trabalho, gera rentabilidade. Vejamos alguns desses famosos internautas.

Mystery Guitar Man - (confira aqui o vídeo apresentado no fantástico) - Ele mistura tecnologia, música e muito bom humor. Morando em Los Angeles na Califórnia, Joe Penna ganha até $ 5.000,00 por mês. Isso trabalhando em casa. Ele já recebeu convite para dirigir até alguns pequenos filmes.

Tessália - ou @twittess - Isso mesmo aquela do BBB. Mas antes mesmo de embarcar na telinha da Globo, a Tessália já era um fenômeno na internet por meio do Twitter. Alguns acreditam que por isso ela tenha sido escolhida para entrar na casa. Jovem e publicitária, aos 22 anos já era uma formadora de opinião, em uma reportagem na mesma emissora (confirma a matéia aqui) ela comenta que cobrava até R$ 500,00 reais por um post comercial no seu microblog.

Felipe Neto - Não faz sentido! (Canal Youtube) - Com um canal de comunicação no YouTube o jovem descolado e sem tímidez diante das câmeras, Felipe Neto virou sucesso com seu humor ácido e uma certa "divergência" com o cantor Fiuk lhe rendeu muitos seguidores tanto no Twitter como no canal de vídeos. Ele foi o ganhador do prêmio VMB como Webstar do ano pela MTV Brasil e hoje divide o quadro "SEM NOÇÃO" do Esporte Espetacular.

Edu Testosterona - Com o blog que tem um tom humorístico, Edu é sucesso na internet e com isso ganha muito com publicidade e com propaganda no próprio blog.

O Criador - Um sucesso no Twitter o personagem campeão de audiência solta alguns post no microblog com um tom humorístico como se fosse o próprio. Toda essa fama lhe rendeu um contrato com a Mix Fm nacionalmente, além de constantes patrocinadores para o seu site.

Vinheitero - Hoje sucesso como pianista do quadro "Jô Suado" no programa Pânico na TV, Fabrício de Paulo já fazia sucesso no seu canal no YouTube com imitações de sons clássicos como a famosa música do Super Mario, Top Gear, Sonic e muitos outros games. Também chamou a atenção do Jornal Nacional com uma reportagem apresentada sobre seus feitos na grande rede, além de ter participado do quadro "Se Vira nos 30" do Faustão.

Interney - Edney de Souza trabalhava num escritório com desenvolvimento de sites. Com o tempo descobriu o potencial dos blogs e resolveu ajudar outras pessoas a criarem os seus próprios. Com o tempo veio muitos usuários, muitas visitas o que aumentou a renda com a publicidade do seu site que era maior que o valor que ele recebia de salário, então ele resolveu se dedicar em tempo integral e hoje além de consultor de empresas para mídias sociais, ele ganha um bom dinheiro com o conteúdo gerado.

Muita gente já está gerando conteúdo e transformando sua fama em dinheiro e isso já chamou a atenção da TV com reportagens diversas sobre o assunto como mostra o vídeo a seguir:


Diante do exposto, fica claro que não se compara o dinheiro do Banco Imobiliário com os ganhos que se podem obter através da internet. Isso torna infundada a frase "Ficar famoso na internet é igual a ficar rico no banco imobiliário".

Assim penso que das duas, uma: ou a pessoas se iludiu com a riqueza do tal jogo e se frustou, ou até então desconhecia plenamente o potencial das redes sociais, não apenas como uma rede de interação social entre seus membros, como também um negócio gerador de lucro.

3 comentários:

  1. Não é obvio? A Rede Globo é uma mídia manipuladora, eles sabem do potencial da internet, do contrário, nem mesmo eles utilizariam a mesma com tanto afinco. Se faustão disse isso, é por que o motivo é óbvio, a internet está prejudicando a audiência da rede globo, as pessoas estão passando mais tempo no facebook do que assistindo a porcaria da programação da GLOBO, e não precisa ser apenas no FACEBOOK, pode ser em outros sites também. E também pode estar prejudicado a rede globo em outros aspectos, por exemplo, a internet facilita, e muito, que uma pessoa comum fique famosa da noite para o dia, se ela for criativa, vejam o exemplo do Cauê Moura, já a TV é diferente, é difícil se tornar artista, e mesmo depois que se torna, é difícil ficar ao menos famoso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mimimi Rede Globo malvada mimimi. Sempre tem que ter um idiota para repetir essa frase. Como se o facebosta (e seu criador, marquinho zumquerberger) fosse muito bonzinho e nada manipulador. Provavelmente você foi um dos milhares de idiotas que compartilharam a imagem que está nesse texto:

      http://blog-do-lucho.blogspot.com.br/2012/10/como-eu-nao-tinha-pensado-nisso.html

      E por acaso o Cauê Moura seria aquele idiota que só sabe gritar e falar palavrão, baixaria e obscenidades nas bostas dos vídeos deles? Você considera esse cara um exemplo de "mente criativa" da Internet? Meu Deus. Que bosta que está a Internet atualmente.

      Viva as redes sociais.

      Excluir
  2. Desculpe, mas só conheço o Interney. E ele está nessa estrada na Internet já faz bastante tempo. Antes mesmo de aparecer essas porcarias de redes sociais. O resto não conheço e...

    ...ah! Me lembrei do Felipe Neto. É aquele playboy carioca idiota que só sabe berrar igual a um condenado e falar palavrão, baixaria e obscenidades nos vídeos dele. Além disso, foi o mentor daquela campanha ridícula do preço justo, quando viu que o iPad, iPod, iPhone, iPhoda, livrinho do Harry Potter estavam muito carinhos e isso deixava o coraçãozinho dele quebradinho.

    E ele é tão famoso na Internet que está aonde? Trabalhando na Rede Globo. Só para avisar ao comentarista de cima.

    ResponderExcluir