segunda-feira, 1 de novembro de 2010

'mate um nordestino afogado' sim, novamente eu digo: 'mate um nordestino afogado" faça isso!

Mate um nordestino afogado e talvez você se permita deixa de conhecer as obras literárias e toda a sabedoria do próximo Ariano Suassuna. Talvez isso traga melhorias para o Brasil, já que segundo o seu preconceito, o nordestino não presta, somos os responsáveis pela desgraça deste país.

Mate um nordestino afogado e talvez você esteja jogando no fundo do mar a música e o regionalismo nordestino e talvez o povo brasileiro não conheça o Rei do Baião, gênero musical criado por Luiz Gonzaga. Realmente o que o nordestino faz para o país?

Mate um nordestino afogado e talvez você esteja jogando no fundo do mar todas as canções consagradas de Elba Ramalho, Alceu Valença, Dominguinhos, mas quem se importa com isso? Afinal, tais artistas, por serem nordestinos, não contribuam em nada com nosso país, suas músicas não são conhecidas e não representam épocas e a cultura de um povo. Aliás, de que povo é feito o Brasil, não seria nosso país feito de vários 'brasis'? Não seria nosso povo feito de vários povos? Darcy Ribeiro, grande antropólogo brasileiro, em seu livro "O Povo Brasileiro" fala sobre os diversas culturas contidas no Brasil e do qual o brasileiro se compõe... O Brasil hoje é feito de um povo de sangue múltiplo, temos sangue Negro, Criolo, Português e Indígena e se formos analisar nossa realidade aí essa misturada pode ser ainda maior.

Mate um nordestino afogado e talvez você esteja jogando no fundo do mar e a nossa música baiana, o Axé e toda irreverência de Ivete Sangalo jamais ultrapasse as ondas do oceano e cheguem ao Madison Square Garden em Nova Yorque. Afinal, essa casa de show só tem shows de pessoas que merecem ser afogadas mesmo como Tom Jobim, Frank Sinatra, Elton John e grandes outros nomes da música mundial.

Mate um nordestino afogado e talvez você esteja jogando no fundo do mar e talvez jamais o mundo conheça a música e literatura de Chico Buarque de Holanda, que é carioca, mas tataraneto de um baiano, sim talvez você mate a geração antecessora a este gênio da MPB e grande escritor brasileiro.

Mate um nordestino afogado e talvez você esteja jogando no fundo do mar e deixe lá as composições e as ideologias de Caetano Veloso e Maria Bethânia.

Mate um nordestino afogado e talvez você esteja jogando no fundo do mar e talvez jamais conheçamos o humor e arte de dois grandes nomes do gênero no Brasil como o de Chico Anysio e de Tom Cavalcante. Afinal, 'nordestino não é gente' dizem por aí...

Mate um nordestino afogado e talvez você esteja jogando no fundo do mar, porque que importância tem pra nossa literatura as obras de:
- Graciliano Ramos;
- José Lins do Rego;
- Rachel de Queirós;
- Jorge Amado de Faria;
- Antônio Gonçalves Dias;
- Guimarães Rosa;
- Patativa do Assaré.

Mate um nordestino afogado e talvez você esteja jogando no fundo do mar, pois já que no Brasil ninguém gosta de novela da Globo e talvez ninguém conhecesse a obra de Dias Gomes que escreveu 'O Bem Amado', a primeira novela a cores que o Brasil. Também temos mais um que merece ser afogado por ser nordestino como o Aguinaldo Silva, dentre suas contribuições para teledramaturgia brasileira estão as novelas "Roque Santeiro", "Tieta", "Vale Tudo", "Pedra sobre Pedra", "Fera Ferida", "A Indomada", "Senhora do Destino" e "Duas Caras".

Caro leitor, caso você ache que devemos realmente matar um nordestino afogado, prepare-se para afogar junto com a seu preconceito parte da rica história que nós, nordestinos, ajudamos a construir neste país... Prepara-se para afundar parte da nossa cultura, parte do registro e do DNA do Brasil. Parte do sangue que pode está correndo na sua veia. Parte de sua identidade.

Acima descrevi apenas alguns dos personagens famosos por algum trabalho realizado neste Brasil, salve, salve-se quem puder. Mas existem muitos Chicos, Tons, Aguinaldos, Ivetes, e outros sonhadores neste Nordeste de meu Deus, que têm sonhos, que trabalham duro, com suor no rosto para consquistarem seu lugar debaixo do sol. Gente que sonha, que sofre e que conquista. Não à toa, temos acima vários exemplos desse povo. Somo muitos, estamos por toda parte!

A seca e aridez castigam muito nosso povo, mas às vezes o seu preconceito castiga muito mais.

12 comentários:

  1. parabéns !! vc foi um dos unicos que soube fazer a critica de uma forma diferente sem que ofendesse a ninguem !!!!!

    ResponderExcluir
  2. Para quem acha que nordestino só vive de bolsa família. Eu pergunto quem é Elon Lages Lima, Manfredo Perdigão, Djairo Guedes Figureido?
    Grandes pesquisadores matemáticos, todos nordestinos

    ResponderExcluir
  3. Muito bom! Eu não entendo pq o povo de SP tem mania de achar que carrega o pais nas costas. Aí quando tira férias vai pra Porto de Galinhas dar gritinhos com os peixinhos das piscinas naturais.Pq não vão para Caraguatatuba? Quem foi que elegeu o deputado federal mais votado do país? O Tiririca? Sinceramente viu! Tomara que essa pessao seja responsabilizada penalmente pra nunca mais fazer isso. E pra terminar... Dilma ganhou pq é a melhor mesmo e pronto. Ela tem 4 anos pra provar isso. Vamos lá Brasil!!!!

    ResponderExcluir
  4. Essa Mayara deveria fazer outro curso, por exemplo turismo e conhecer melhor um pouco do nordeste e do povo nordestino ou quem sabe sociologia e abrir um poco essa cabeça, bom mais ai tivemos um sociólogo (FH) que é melhor não comentar...Mayara o unico defeito do nordeste e o mesmo das outras regioes brasileiras...os políticos...

    ResponderExcluir
  5. Muito bom....
    SOU NORDESTINO COM ORGULHO!
    Parabéns pelo ótimo testo.....

    ResponderExcluir
  6. Excelente, sou Nordestina e com muito orgulho. Parabéns pelo texto Rafael. Acho que a carreira de advogada dela foi por agua a baixo após estes argumentos. Ela não consegue enxergar a essência brasileira. Uma verdadeira preconceituosa.
    beijo.

    ResponderExcluir
  7. Valeu Lídia. Bom mesmo é saber que o Nordestino sente orgulho de ser assim, simplesmente nordestinos.

    ResponderExcluir
  8. Retartado (sliderfama), eu também sou nordestino. Pelo menos tu se deu ao trabalho de ler o texto, idiota ? Ou tu sempre é idiota assim, ao ponto de comentar um texto sem se dar trabalho de ler?

    ResponderExcluir