Quando falamos em Administração de Empresas é fácil nos relacionarmos com uma diversidade de temas que compõe o seu escopo tais como Finanças, Marketing, Produção, Gestão de Pessoas, Contabilidade, Sociologia e Antropologia das Organizações, Comércio Exterior, etc... E para ADMINISTRAR uma empresa é necessário CONHECER todas as áreas que dela fazem parte, para entender a sinergia que há entre os setores, compreender onde as partes deficitárias irão prejudicar no andamento do restante da organização. Para ilustrar isso, imagine uma empresa querendo ampliar seus negócios para outro território e que isso vai lhe demandar uma grande quantia de dinheiro. Para o gestor isso parece ser tarefa fácil, todavia a área de Finanças está enlouquecida para saber qual será o impacto que isso causará ao seu fluxo de caixa que pode se tornar um investimento de altíssimo risco.
Não tão diferente disso, administrar a sua carreira é uma tarefa que requer o mesmo cuidado e CONHECIMENTO, que só você pode dar um diagnóstico mais consistente sobre o que deve ser mudado ou aprimorado.
Nunca foi tão importante o autoconhecimento como nos dias atuais. Conhecer suas próprias limitações, seus pontos fortes e os que precisam ser desenvolvidos e como você se relaciona como o mundo externo é uma tarefa de administrador profissional, função que cabe somente a VOCÊ S/A. Não estou falando aqui da revista da Editora Abril, mas com você/SA que trata tão somente de você mesmo caro leitor, como uma grande empresa e onde deve focar seus esforços, afinal você é seu melhor investimento.
Diante disso, quero lhe dar algumas dicas de como nessa acirrada e frenética disputa de VOCÊ/SA’s existentes no dia-a-dia, como ser uma “empresa” bem administrada e que tem vantagem competitiva porque soube administrar seus recursos de forma mais eficiente:
Objetivo: Toda empresa que se preze tem um objetivo uma razão de existir, que no mundo corporativo conhecemos por MISSÃO. Você já parou para pensar sobre sua missão? Qual seu objetivo? Defina o que quer ser, qual sua missão e onde quer atuar. Atuar numa ONG, ou trabalhar numa estatal, ou ser voluntário na Índia, seja o que no que for estabeleça com objetividade sua missão e comece de já a cumpri-la.
VISÃO... Onde você quer estar e em quanto tempo: Todas organizações têm que planejar onde querem está em um determinado tempo pré-estabelecido. É o que chamamos de Visão. Exemplo, na Coelce, com o SER COELCE, um item de sua visão é: ser a Melhor Concessionária de Energia Elétrica do Brasil segundo prêmio ABRADEE, meta que ela alcançou este ano, que vinha trabalhando desde de 2007.
Assim, direcione sua carreira aonde você quer chegar. Se sua intenção é em 5 anos ser um gerente, invista, qualifique-se, procure saber sobre a profissão, entender como funciona e siga exemplos de pessoas que ocupam tal posição.
Defina quanto você quer ganhar e comece a planejar seu futuro de forma sustentável e exequível. Não adianta nada querer ganhar 10 milhões de reais na MegaSena, que é possível sim para quem joga, mas não é exequível, pois dependerá muito da sorte e não do trabalho. Trace objetivos concretos e que podem ser cumpridos.
Conhecimento: No mundo cada vez mais competitivo o que mais importa é o conhecimento que a empresa detém, isto a diferencia das outras. Assim para munir-se de conhecimento é importante ler, estudar, perguntar. Seja curioso!
Espero poder lhe ajudar com este texto e que VOCÊ/SA seja uma grande empresa. Ficarei muito satisfeito se a partir da leitura deste, você desperte para ampliar seus horizontes e consiga se autoconhecer melhor.
Lembre-se! Você é seu melhor investimento!
Por Rafael Queiroz
Formado em Gestão de RH, graduando em Administração de Empresas e Pós-graduando em Marketing Estratégico.
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