quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Crônica: Você Consegue?

by Rafael Queiroz

Há três anos quando comecei a encarar - por meio dos esportes - uma luta ferrenha contra a obesidade que me acompanhava desde a adolescência, passei por vários obstáculos dentre os quais destaco alguns como: o peso, a auto-motivação, a alimentação, o tempo, as desculpas para não fazer, o meu corpo/peso e as pessoas, e sobre estas últimas destaco o meu texto...




Lembro que exatamente quando resolvi ir para minha primeira competição, uma corrida de 5km, pesando cerca de 123kg, era constante algumas pessoas brincarem:
- "tu consegue!?";
- "Tu vai rolando!?";
- "e tu vai conseguir?".

Ou seja, um novo termo denominado bullyingbou velha e boa maneira cearense de "mangar" do outro. Daí talvez eu pudesse desistir, talvez eu me desmotivasse, talvez eu ficasse chateado, talvez eu me irritasse, mas a minha resposta eu dei quando eu conclui aquela prova correndo e dentro de um tempo aceitável.

Mas a resposta maior, três anos depois, depois de perder mais de 41kg, resolvi me desafiar novamente e mais uma vez com a marca de 5km, mas dessa vez NADANDO. Hoje 18/06, em uma prova muito difícil na Travessia do Marina Park, realizei um grande desafio pessoal de percorrer nadando aqueles 5km que as pessoas achavam antes que eu não faria nem correndo e faziam chacota.

Por orgulho, sentimento tempestivo e horrível do Ser Humano poderia utilizar isso para mostrar àquelas pessoas o maravilhoso resultado conquistado. Mas meu desejo real, meu sentimento verdadeiro, sem demagogia ou falsa humildade, é que muitas daquelas pessoas hoje em vez de brincar ("mangar", caçoar", no bom cearês) com aquela situação, servem-se da minha história hoje como inspiração e com certeza trocando a pergunta: "Você consegue?"
Pela afirmação: "Você consegue!" E ainda por cima e o melhor de tudo é saber que elas também acreditam que podem chegar lá e podem conseguir também.

Este é na verdade meu grande prêmio de hoje, inspirar cada vez mais e mais pessoas a dizerem: "eu consigo!" E tenha certeza e também acredito:

VOCÊ CONSEGUE!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário