terça-feira, 21 de janeiro de 2014

365 dias sem Coca-Cola e sem McDonald's



E lá se foram 365 dias...
Os mais longos de toda a minha vida! Confesso que estava muito ansioso, há 365 dias para ser mais preciso, para escrever isso aqui. 

A expectativa à época era exatamente a de descrever com êxito sobre o resultado que eu esperava obter após decidir sobre emagrecer de uma forma saudável por meio de dietas e treinos. Mas a verdade é que tudo era muito incerto. O prazo muito longo. 1 ano significa muita coisa e cada dia é igualmente importante quando se trata de uma dieta. E a mudança começou um pouco antes disso. Em novembro (2012), após sofrer uma derrota significativa na prova do Sesc Triathlon Etapa Fortaleza, onde por 2min, deixei de subir ao pódio em minha categoria, resolvi que precisava dá um basta naqueles 116kg que tanto pesavam na hora da corrida nas provas de Triathlon que eu participava. Em dezembro de 2012 havia tomado uma importante decisão: gastar parte do 13º salário com consulta com nutricionista e produtos específicos para dieta, além dos suplementos para manter o nível nas provas e treinos diários.

Mesmo já treinando há mais de 2 anos e já tinha emagrecido mais de 20kg (de 136kg para 116kg) só com treinos. Não conseguia mais caminhar para perda de peso. Meu peso era uma gangorra que variava entre 114kg e 118kg, uma oscilação que além de incomodar trazia consequências nas competições. Claro, até então só importava o desafio de vencer a mim mesmo. Mas após essa derrota, passou a ser importante melhorar, vislumbrar pódios, vencer não só a mim, mas competir. Então, ainda em dezembro agendei com uma nutricionista esportiva.

Em 14 de janeiro de 2013, às 13:30h, estava eu realizando a Bioimpedância Tetrapolar, exame para fazer medições no corpo e os resultados, mesmo me achando um atleta, eram assustadores, conforme segue:
- 36,8% de gordura corporal;
- 22,2 kg de gordura abdominal;
- 116,6 kg peso total;
- 37,1 IMC.

Era simples entender esses resultados. Eu comia um Big Tasty - este da foto acima – no almoço e outro no jantar. Meu cartão refeição registrava até 15 unidades deste sanduíche e ainda variava com o Triplo Bacon do Burger King com muito refrigerante para matar a sede. Além de muita Coca-Cola no almoço e no jantar, muitas vezes tomava mais de 1L sozinho no consumo diário. Obviamente não podia-se esperar um resultado diferente. E olha que já treinava bem.

Depois de sair da nutricionista e me despedir (em uma Lanchonete do McDonald’s, é claro!). Recebi no dia 21/01/2013 uma dieta completa, detalhando dia-a-dia meu treinos e a alimentação mais adequada para cada uns dos dias. Além da suplementação alimentar necessária para encarar as atividades diárias de trabalho e treinos.
A meta era simples: Emagrecer 16,6kg ir para 90kg. Reduzir a taxa de gordura de 36,8% para 20%.

Hoje, 21/01/2014, após 1 ano, os resultados são:
- 91kg peso total;
- 17% de taxa de gordura corporal;
- 4kg (aproximadamente) gordura abdominal.
Há um ano sem tomar refrigerante. Há um ano sem tomar Coca-Cola (nenhum tipo). Há um ano sem McDonald’s. Não vou mentir e dizer que não fez falta, porque é muito bom se deliciar nas gorduras saturadas e insaturadas destes produtos. Mas me sinto 365x melhor e mais saudável. E os resultados? Alguns mensuráveis:
- 3º lugar - Categoria 30 a 34 anos no Campeonato Cearense de Aquathlon
- 3º lugar - Categoria 30 a 39 anos - comerciário - Sesc Triathlon Fortaleza
- 3º lugar - Desafio 500m de natação SESC Fortaleza
- Sai do tempo de 1:43:00 para 1:18:00 no Triathlon.

Claro que alimentação devidamente monitorada fez toda a diferença. Juntamente com o treino que foi muito bem esquematizado, pensado pelo Profº Guga Dazzoto em grandes gastos calóricos em cada treino.

Em cada mês um desafio. Mas as primeiras semanas foram determinantes para os resultados que vistos hoje. Isso porque a tentação vinha/vem de todos os lados. Eu chegava em casa minha mãe tinha preparado meu Strogonoff prefiro e comprado uma Coca-cola e deixado no congelador. A namorada queria sair para comer massas ou sushi. Os amigos chamavam para “tomar umas” com churrasco. No trabalho os petiscos e os famosos Coffees da Solange eram quase um mandamento para interromper qualquer dieta e tudo sempre era acompanhado da célebre frase “SÓ UMA VEZINHA NÃO FAZ MAL”. Acontece que diariamente sempre tem a questão dessa “vezinha” e em cada “vezinha” não alcançamos nossos objetivo. É preciso dizer um não a todas essas coisas.

Foi preciso regular os horários para comer. Aprender o que comer. Diminuir drasticamente a quantidade de carboidratos ingeridos ao longo do dia. Daí vinha dor de cabeça e muita irritação nas primeiras semanas. Preparar pratos diferentes e saudáveis para fugir da rotina e até falar com o fornecedor das quentinhas do almoço para mudar cardápio. passado os primeiros 21 dias, foi bem mais fácil seguir e se adaptar aos novos desafios de uma alimentação mais saudável, rica em fibras e proteínas. Todos os dias tenho no meu cardápio frutas e legumes. O que ingiro dos últimos em um dias, eu não cosumia antes em uma semana.

Hoje contando com a assessoria alimentar e de suplementação da NutriPoint, vejo que é muito melhor tomar um shake de Whey Protein na hora de dormir do que tomar um litro de Coca-cola após jantar.

#FicaAdica

6 comentários:

  1. Parabéns pelo texto Rafael, tenho seguido você no face e instagram e tem servido de incentivo, mesmo que de longe. Vida de gordo, pensamento de gordo não é fácil. Você emagrece uns kilos e engorda o dobro.
    Em minhas dietas já emagreci 10, 15, 25kg e engordei novamente.
    Hoje sei que só terei êxito se voltar a vida de atleta que tinha até os 16 anos.

    Mas tenho me inspirado em você pra começar outra vez.

    ResponderExcluir
  2. Muito bem Virginia Rodrigues. Toda mudança começa de dentro para fora e pequenas mudanças de hábito podem ser o diferencial para você conquistar os seus objetivos!

    Forte abraço!

    ResponderExcluir
  3. Sua historia é bem legal Rafael, voce nos passa a confiança e a certeza de que tambem somos capazes, isto não é auto promoção e sim incentivo. Parabéns cara.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns rapaz! Excelente desempenho, também estou no mesmo esqueço. Parei de tomar refrigerante uns 20 dias atrás. E deixei de comer produtos de origem animal uns 80 dias atrás. Você é Vegano? Abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sou vegano não! Mas os vegetais fazem parte da minha vida hoje.

      Excluir